Tamanho da letra

História

Em 08 de Setembro de 1987 foi fundado o COPBEM – Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor, idealizado por um grupo de jovens, insatisfeitos com a situação de abandono e descaso que eram submetidas às crianças e adolescentes de Pinheiros. Após vários anos de atuação responsável e comprometida com a defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, o COPBEM atende atualmente 450 (quatrocentos e cinquenta) crianças, adolescentes e jovens, de toda a periferia da cidade, que se encontra em situação de risco social. Os beneficiários têm atendimento de 4h/dia, em horário alternado ao horário escolar, e recebem acompanhamento e reforço escolar, acompanhamento familiar e atividades complementares à nutrição, saúde e desenvolvimento integral, bem como seus familiares, que recebem desde palestras a oficinas de capacitação para geração de emprego e renda.

A metodologia do COPBEM está alicerçada em três pilares: Família, Escola e Comunidade. O suporte financeiro para a manutenção destas atividades advém de parcerias com governos Municipal, Estadual e Federal, empresas privadas e principalmente da comunidade local, através dos vários movimentos beneficentes.

Por muitos anos, a fábrica de uniformes escolares foi a fonte de renda. Atualmente a lojinha do COPBEM comercializa produtos artesanais, produzidos a partir das oficinas desenvolvidas na entidade, que tem visão comercial para finalizar as demais atividades, mas principalmente a visão social, para absorver a mão de obra preparada pela própria entidade, nos cursos e oficinas.

O COPBEM possui sede própria, com estrutura de salas de aula, auditório, refeitório, banheiros, biblioteca, laboratório de informática, algumas salas livres para reuniões e outros projetos que surgem, além de uma área rural, com projetos agrícolas e a perspectiva de implementação do Complexo Esportivo RECRIAR.

A participação do COPBEM nos vários conselhos é uma realidade, e encontra-se devidamente registrado nos Conselhos e órgãos pertinentes, com documentação atualizada.

A entidade já executou programas importantes no âmbito nacional, como: Comunidade Solidária, Programa de Geração de Emprego e Renda para os Familiares do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Projovem Adolescente. Executa atualmente o Telecentro Espaço Novo em convênio com a Fundação Banco do Brasil e parceria com o Programa TelecentroBr, do Ministério das Telecomunicações, Fortalecimento de Vínculose o Ponto de Cultura Sol Maior, com chancela do Ministério da Cultura.

Além destes, outros projetos de cunho cultural foram desenvolvidos em 2010/2011, entre eles: Espaço Aberto, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça; Banda Sol Maior, com a Secretaria de Estado da Cultura; Grupo de Capoeira Ginga Bem, em parceria com a Rede Cultura Jovem – SECULT.

O COPBEM conta também com parcerias com entidades internacionais como o Lions Club International Foundation dos Estados Unidos, Manos Unidas, da Espanha e AssociazioneVolontarediSolidarietà da Itália.